quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Morreu Lauren Bacall

Mais uma estrela nos deixou!
Lauren Bacall, nome artístico de Betty Joan Perske, (Nova Iorque, 16 de setembro de 1924 — Nova Iorque, 12 de agosto de 2014) foi uma atriz norte-americana de cinema, teatro e televisão. Faleceu de derrame cerebral aos 89 anos.
Conhecida pela voz rouca e aparência sensual, tornou-se um ícone da moda e um modelo para a mulher moderna. Hoje é considerada uma atriz lendária, em parte devido a sua longevidade como atriz.
Ela é mais conhecida por ser uma atriz importante do cinema noir em filmes como À Beira do Abismo (1946) e Prisioneiro do Passado (1947), bem como uma comediante, como visto no filme Como Agarrar um Milionário (1953).
Bacall começou a carreira de modelo em tempo parcial. Isso foi quando, pela primeira vez, teve experiência com o anti-semitismo. Mais tarde, ela foi para Hollywood, e o diretor Howard Hawks teria feito comentários anti-semíticos. Isto a deixou preocupada em revelar sua identidade e ela jamais deixou que Hawks soubesse que ela era judia.
Bacall havia projetado uma carreira no palco para si mesma, mas por puro acaso entrou no mundo do cinema. A mulher de Howard Hawks, Slim Keith, notou Bacall numa capa da revista Harper's Bazaar, mostrou a foto ao marido, e este fez um telefonema para Nova York a fim de trazê-la para Hollywood para um teste. Hawks teria usado o apelido "Slim" para a personagem de Bacall no seu primeiro filme.
Não gostando do nome Betty, Hawks trocou o nome para Lauren. Fez vários testes com ela e então lançou-a para seu projeto seguinte Uma Aventura na Martinica(1944). Ela ficava nervosa na frente da câmera, então Hawks sugeriu que ela inclinasse sua cabeça e puxasse o cabelo para um dos lados do seu rosto. Ela pressionou o queixo contra o peito, e então dirigiu os olhos para cima de modo a poder olhar para a câmara. Esse efeito veio a deixá-la conhecida como The Look, a marca registrada de Bacall.
Encontrou Humphrey Bogart nos estúdios de filmagem de Uma Aventura na Martinica, que na época era casado com Mayo Methot. Passaram a  relacionar-se dentro do set das filmagens; dentro de algumas semanascomeçaram a encontrar-se fora dos estúdios. Depois do divórcio de Bogart, casaram e tiveram filhos. O filme levou-a a um estrelato instantâneo.A sua participação foi mais tarde considerada uma das estreias de maior impacto na história do cinema.
Então com 20 anos, Bacall ganhou manchetes nos jornais do mundo inteiro. Quando da visita ao National Press Club em Washington, D.C. em 10 de fevereiro de 1945, o seu assessor de imprensa (Charlie Enfield, chefe da publicidade da Warner Brothers) pediu para ela se sentar no piano que estava a ser tocado pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Harry Truman. As fotos do incidente causaram um escândalo.

Adaptado da Wikipédia

2 comentários:

Anónimo disse...

Querida Lauren, tenho tanta pena por teres partido. Ninguém é eterno, mas há pessoas que deixam eternas saudades. Descansa em paz!

Anónimo disse...

Very good info. Lucky me I discovered your blog by accident (stumbleupon).
I've saved as a favorite for later!

Stop by my weblog ... my free cams token hack