quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Ai Alentejo, Alentejo!


Ai o Alentejo, o Alentejo!
Planícies intermináveis até onde a vista
não alcança!
Cheira a calma, de uma vida que se
sente, mesmo quando se não vê
São as aves nos seus voos incansáveis,
procurando prolongar-se em sua prole.
São as ervas quietas mas bem cheirosas
aromatizando os ares limpos, leves e puros!
É o céu tão azul e luminoso que nos enche
a alma e aclara as ideias.
É a  terra limpa, são as águas cristalinas
cantando nas pedras dos ribeiros,a
alimentar o campo!
São as casinhas muito brancas, a cheirar a cal
e a contrastar com os tons fortes da Natureza
que as rodeiam, paleta interminável, espelho do tempo que corre.
No Alentejo a vida é mais vida.
No Alentejo o olhar é mais calmo.
No Alentejo a pureza do ar enche-nos o peito
e eleva-nos o pensamento,
transportando-nos para uma dimensão
onde as coisas simples se tornam mais belas e
nos fazem  mais Humanos.
MDBranquinho

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Morreu Lauren Bacall

Mais uma estrela nos deixou!
Lauren Bacall, nome artístico de Betty Joan Perske, (Nova Iorque, 16 de setembro de 1924 — Nova Iorque, 12 de agosto de 2014) foi uma atriz norte-americana de cinema, teatro e televisão. Faleceu de derrame cerebral aos 89 anos.
Conhecida pela voz rouca e aparência sensual, tornou-se um ícone da moda e um modelo para a mulher moderna. Hoje é considerada uma atriz lendária, em parte devido a sua longevidade como atriz.
Ela é mais conhecida por ser uma atriz importante do cinema noir em filmes como À Beira do Abismo (1946) e Prisioneiro do Passado (1947), bem como uma comediante, como visto no filme Como Agarrar um Milionário (1953).
Bacall começou a carreira de modelo em tempo parcial. Isso foi quando, pela primeira vez, teve experiência com o anti-semitismo. Mais tarde, ela foi para Hollywood, e o diretor Howard Hawks teria feito comentários anti-semíticos. Isto a deixou preocupada em revelar sua identidade e ela jamais deixou que Hawks soubesse que ela era judia.
Bacall havia projetado uma carreira no palco para si mesma, mas por puro acaso entrou no mundo do cinema. A mulher de Howard Hawks, Slim Keith, notou Bacall numa capa da revista Harper's Bazaar, mostrou a foto ao marido, e este fez um telefonema para Nova York a fim de trazê-la para Hollywood para um teste. Hawks teria usado o apelido "Slim" para a personagem de Bacall no seu primeiro filme.
Não gostando do nome Betty, Hawks trocou o nome para Lauren. Fez vários testes com ela e então lançou-a para seu projeto seguinte Uma Aventura na Martinica(1944). Ela ficava nervosa na frente da câmera, então Hawks sugeriu que ela inclinasse sua cabeça e puxasse o cabelo para um dos lados do seu rosto. Ela pressionou o queixo contra o peito, e então dirigiu os olhos para cima de modo a poder olhar para a câmara. Esse efeito veio a deixá-la conhecida como The Look, a marca registrada de Bacall.
Encontrou Humphrey Bogart nos estúdios de filmagem de Uma Aventura na Martinica, que na época era casado com Mayo Methot. Passaram a  relacionar-se dentro do set das filmagens; dentro de algumas semanascomeçaram a encontrar-se fora dos estúdios. Depois do divórcio de Bogart, casaram e tiveram filhos. O filme levou-a a um estrelato instantâneo.A sua participação foi mais tarde considerada uma das estreias de maior impacto na história do cinema.
Então com 20 anos, Bacall ganhou manchetes nos jornais do mundo inteiro. Quando da visita ao National Press Club em Washington, D.C. em 10 de fevereiro de 1945, o seu assessor de imprensa (Charlie Enfield, chefe da publicidade da Warner Brothers) pediu para ela se sentar no piano que estava a ser tocado pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Harry Truman. As fotos do incidente causaram um escândalo.

Adaptado da Wikipédia

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Morreu o ator Americano Robin Williams

Mais uma estrela que se apaga.Aos 63 anos, Robin Williams pôs termo à vida, segundo as autoridades policiais Americanas de Marin que confirmaram o óbito na sua residência na Califórnia. Ao que tudo indica, Robin Williams terá morrido de asfixia.

De acordo com o site especializado em notícias de celebridades Entertainment Weekly, que cita o agente do actor, Robin Williams estava a "combater uma severa depressão" e a sua morte representa uma "trágica e súbita perda".Numa declaração reproduzida pelo site Variety.com, a sua mulher, Susan Schneider, confirmou o óbito do actor e comediante e pediu respeito pela privacidade da família neste momento de dor. "A nossa esperança é que ele seja recordado não pela sua morte, mas pelos muitos momentos de divertimento e riso que proporcionou a milhares de pessoas", acrescentou. Robin Williams deixa três filhos de dois casamentos anteriores.Nascido Robin McLaurim Williams, em Chicago, o ator notabilizou-se com a série televisiva Mork & Mindy, na qual assumiu a personagem do extra-terrestre Mork.

A sua carreira no cinema, a partir de 1980, conta-se pela cerca de sete dezenas de filmes em que participou ou protagonizou, que lhe valeram vários prémios. Conquistou o Óscar de melhor ator secundário com O Bom Rebelde (Good Will Hunting), de 1997, seis Globos de Ouro, dois prémios do Screen Actors Guild e cinco Grammys. Frequentou a prestigiada Juilliard School, onde investiu na sua óbvia vocação, o teatro e a representação. Atuava em clubes de stand-up comedy, quando foi convidado, em 1974, para representar o papel de Mork num episódio da sitcom Happy Days, que quatro anos depois daria origem a Mork & Mindy. Protagonizou também, com grande sucesso, o professor de literatura inglesa no filme "The Dead Poets' Society" ("Clube dos Poetas Mortos"), "Mrs Doubtfire",(Papá para sempre) uma comédia romântica, em que Robin Williams se traveste de uma empregada doméstica, só para poder estar perto dos filhos e da ex mulher. Foi o locutor de rádio Army DJ em "Good Morning Vietnam", filme  passado na RTP, nos anos  80 e pelo qual Robin William recebeu um dos globos de ouro.


 Em  Good Will Hunting 
     Em  Mrs Doubtfire
             Em The Dead Poets' Society

sábado, 9 de agosto de 2014

Uma grande amizade




Uma grande amizade nunca morre.
As memórias de um tempo persitem,
guardam-na  bem alto numa torre
intocáveis, fortes, ao tempo resistem.

Uma grande amizade nunca esquece.
Mantêm-se viva,disponível e viçosa.
É eterna, cria raízes e não esmorece,
dá alento, sente-se fresca, é amorosa.

Uma grande amizade é senão um bem
à  distância e às  saudades  resistente,
nas voltas da vida, de pé se mantém,
 nas  raízes duradoura, firme e valente.

MDBranquinho



domingo, 3 de agosto de 2014

Olhando o mar



Olhando o mar surge a bonança!
O seu azul brilhando ao sol,
o seu vaivém que embala
qual berço de criança,
transforma-me as dores,
torna-as mais suaves,
menos dores.
Olhando o mar, a paz invade
as minhas guerras,
os meus demónios,
altera-me o curso sinuoso 
do pensamento,
lava-me a  alma, 
aclara-me as ideias.
As saudades que revoltam o meu peito,
humilham-se ante esta grandeza,-o mar imenso-
e sinto a  ilusão de ser feliz!

MDBranquinho




imagem de: Vicente Romero Redondo Women Paintings
http://amolife.com/image/art/vicente-romero-redondo-women-paintings.html

sábado, 2 de agosto de 2014

100 anos da Primeira Guerra Mundial

Celebram-se este ano os 100 anos da primeira Guerra Mundial. 

Devastadora, durou 4 violentos anos com um resultado de cerca de 10 milhões de mortos.
Foram várias as causa desta guerra:
Com uma  disputa acirrada pelo mercado mundial, foram surgindo os primeiros sinais de que uma grande guerra estaria para breve. O países da Europa começaram a investir em tecnologia de guerra, engrossando as fileiras do exército. Além disso, foi desenvolvida uma política que ficou conhecida como “política de alianças”. Foram assinados acordos militares que dividiram os países europeus em dois blocos, que mais tarde dariam início a primeira Guerra Mundial. A divisão colocava de um lado a Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro, que formavam a Tríplice Aliança, e do outro a Rússia, França e Inglaterra, compondo a Tríplice Entente.

Não podemos esquecer das rivalidades e sede de vingança que existiam entre a França e a Alemanha, já que no final do século XIX durante a Guerra Franco-Prussiana o país tinha perdido a região da Alsácia-Lorena para os Alemães, e agora desejavam poder retomar a região.
Uma das causas que provocou a guerra propriamente dita foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, enquanto fazia uma visita a Sarajevo, região da Bósnia-Herzegovina. O criminoso era um jovem que pertencia a um grupo Sérvio (Mão Negra) que era contra a intervenção da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. Insatisfeito com as atitudes tomadas pela Sérvia contra o criminoso, o império austro-húngaro declarou guerra à Sérvia em 28 de julho de 1914.
O arquiduque Franz Ferdinand
Com a guerra já iniciada, alguns dos primeiros ataques aconteceram contra o continente africano e no oceano pacífico, onde haviam colónias e territórios ocupados pelos europeus. A África do Sul foi atacada pelas forças alemãs em 10 de agosto, pois as terras pertenciam ao império Britânico. A Nova Zelândia invadiu a Samoa, que pertencia a Alemanha, e a Força Naval e expedicionária Australiana desembarcou na ilha de New Pommem, que viria a se tornar futuramente a Nova Bretanha, que na época fazia parte da chamada Nova Guiné Alemã.
Coube ao Japão invadir as colónias micronésias e o porto alemão que abastecia carvão, de Qingdao, na península chinesa de Shandog.
Todos estes ataques fizeram que, em pouco tempo, a Tríplice Entende tivesse dominado todos os territórios alemães no Pacífico.
No ano de 1917 os Estados Unidos decidiram entrar na guerra. Posicionaram ao lado da Tríplice Entente, já que tinham acordos comerciais milionários envolvidos com países como Inglaterra e França. Esta união foi crucial para a vitória da Entente, o que acabou forçando os países derrotados a assinarem a rendição.

A partir de então foi feito o Tratado de Versalhes, que impôs aos derrotados fortes restrições, fazendo que, por exemplo,
  •  a Alemanha reduzisse o  seu exército, que fosse mantido um controle sobre a indústria bélica do país;
  •  a devolução da região Alsácia-Lorena à França, além de ter que pagar os prejuízos da guerra aos países vencedores.

Cerimónia de assinatura do Tratado de Versalhes no dia 28 de junho de 1919

A guerra trouxe inúmeras consequências, entre elas:
  • Centenas de Famílias destruídas e crianças órfãs (Cerca de 10 milhões de mortos)
  • Os EUA  tornaram-se o país mais rico do mundo
  • Fragmentação do império Austro-Húngaro 
  • Surgimento de alguns países (Iugoslávia) e desaparecimento de outros
  • Divisão do império turco após 200 anos de decadência 
  • Aumento do desemprego na Europa

No que à  participação de Portugal diz respeito, esta foi desastrosa, com um resultado ao nível das baixas humanas de cerca de 7000 soldados, só na batalha de La Lys, apesar de muito se ter falado de uma preparação das tropas Portuguesas como se dum milagre se tratasse ( na verdade teria sido um  milagre, se tal tivesse acontecido, com uma preparação relâmpago- o chamado Milagre de Tancos). Os soldados Portugueses, mal preparados e mal equipados, participaram nas hostilidades, com bravura e sentido patriótico, mas foram, sem dúvida, a chamada "carne para canhão". Fica, no entanto, a ideia que, apesar das baixas, estas batalhas em que os soldados Portugueses se envolveram, foram determinantes para o sucesso das forças aliadas.
Soldados nas trincheiras