terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia Mundial do LIVRO

Cartaz Dia Mundial do Livro 2013, autoria Gemeo Luís

23 de Abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A data tem como objetivo reconhecer a importância e utilidade dos livros, assim comoincentivar hábitos de leitura na população.
Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, eelemento fundamental no processo educativo.
No Dia Mundial do Livro decorrem várias ações de promoção dos livros e da leitura, organizados por livrarias, associações culturais, escolas, universidades e outras entidades.

Origem da data

A UNESCO instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial - foi a 23 de Abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de Abril de 1899 nasceu Vladimir Nabokov.
A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e desenvolvimento económico
O dia 23 de Abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o escritor inglês William Shakespeare.

Alguns Eventos neste dia:
  • A LeYa vai-se encontrar no interior dos transportes e das estações da Carris, da CP, da Transtejo e do Metropolitano de Lisboa. O objetivo desta iniciativa é sublinhar a importância da leitura, promovendo os autores e o contacto entre a equipa do grupo e os leitores. Na CP, os livros vão ser oferecidos dentro das carruagens, entre as 8 e as 11 horas, nas linhas de Cascais, Sintra, Azambuja e Sado. Na Carris, a oferta vai ser feita no interior dos veículos das carreiras 728, 736, 720 e 15E (elétrico), entre as 13 e as 14 horas e das 17.30 às 19 horas. Já na Transtejo, os colaboradores da LeYa vão-se encontrar nas salas de embarque do Terminal Fluvial do Cais do Sodré e do Terminal Fluvial do Terreiro do Paço, entre as 17.30 e as 19.30 horas. Quanto ao Metro de Lisboa, os passageiros vão ser abordados entre as 13 e as 14 horas e entre as 17.30 e as 19 horas nas estações do Cais do Sodré e do Marquês de Pombal.
  • Setúbal assinala o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, comemorado a 23, com a leitura pública de textos por cerca de um milhar e meio de alunos em vários espaços do concelho.
  • Arranque da Biblioteca Digital de Cascais, acessível a partir dewww.cm-cascais.pt/catalogobibliotecas
  • Em comemoração ao Dia Mundial do Livro, na terça-feira (23), o Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, vai oferecer 10% de desconto na compra de catálogos de exposições organizadas pelo museu.
  • No dia 23, Dia Mundial do Livro, na Casa dos Bicos, será feita uma leitura pública do romance ‘A Jangada de Pedra’, que o comunicado a Fundação afirma ser “o livro mais cervantino de José Saramago”.
  • Aberta para consultas do público, Biblioteca Belas Artes foi a primeira no Brasil certificada com o ISO 9001 (2004) e realiza cerca de 30 mil atendimentos por mês – São Paulo, 22 de Abril de 2013 - A Biblioteca do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo será reaberta ao público na próxima terça-feira (23/4), o Dia Internacional do Livro, após passar os últimos 4 meses em reformas. Os alunos da instituição e o público em geral, que pode consultar as mais de 140 mil obras do acervo gratuitamente, terão acesso a novidades como uma mesa touchscreen para pesquisas no acervo e terminais de consulta nas estantes, dentre outras benfeitorias. Para a semana foram preparados vários eventos comemorativos, que incluem palestras com nomes como o arquiteto Héctor Vigliecca, o cartunista Alvaro Moya e a historiadora e catalogadora do acervo de Guita e José Mindlin – Biblioteca Brasiliana, Cristina Antunes  
  • A Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, vai receber, na terça-feira, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a final distrital da 7.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, destinada aos alunos do 3.º ciclo e secundário.
  • Para comemorar o Dia Mundial do Livro (23 de Abril), a FNAC dedica a segunda quinzena de Abril à celebração da literatura através do lançamento de um prémio literário, da edição de uma colectânea de contos e de uma programação especial repleta de encontros entre escritores e leitores.
    Boas leituras!

Sem comentários: