sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Comemoram-se, hoje, os 90 anos do nascimento de José Saramago

Lisboa comemora aniversário do nascimento de José Saramago com “Dia do Desassossego”



Lisboa assinala esta sexta-feira o 90.º aniversário do nascimento de José Saramago, uma iniciativa da fundação como o nome do escritor.
Na capital portuguesa, quem visitar os Quiosques de Refresco pode ler passagens de “O Ano da Morte de Ricardo Reis”. A todos os visitantes destes espaços é oferecida uma passagem do livro, uma pequena frase da obra que liga Saramago a Pessoa e ambos a Lisboa.
A partir das 12 horas estão agendadas três iniciativas na Casa dos Bicos, sede da Fundação José Saramago. A inauguração da exposição de pinturas de José Santa-Bárbara nas janelas do edifícios, representação de textos de Memorial do Convento (no dia em que se assinala 30 anos da edição do livro) a partir das janelas e a abertura da exposição de ilustradores portugueses e espanhóis e com textos de José Saramago, no 4.º andar da sede da fundação.
Durante a tarde estão previstas leituras de “O Ano da Morte de Ricardo Reis” em algumas ruas de Lisboa .
Às  18h está marcado um concerto de homenagem a José Saramago no Teatro Nacional de São Carlos, com entrada gratuita sujeita à lotação da sala. Do programa do concerto fazem parte o Requiem, de Fauré, e a Sinfonia Fantástica, de Berlioz.
As entradas na Fundação José Saramago são gratuitas nos dias 16 e 17, e também os livros de José Saramago editados pela Caminho são vendidos, a 16 de novembro, com um desconto de 50% no preço de capa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Terrific work! That is the ype of info that are supposrd to
be shared across the web. Shame on the seek engines
for no longer positioning this post upper! Come on over and visit my web
sit . Thanks =)