Malala Yousafzai-A coragem da razão e da determinação
A mais jovem vencedora do Prémio Nobel da Paz de sempre, Malala, a rapariga Paquistanesa de 17 anos, ganhou o Nobel mais emblemático de todos. Nomeada pela segunda vez, mostrou-se honrada com o atribuição do galardão.
Vive em Birmingham, no Reino Unido e é uma estudante como qualquer outra, sempre na linha da frente da defesa da educação para as raparigas do seu país.
Nasceu em Mingora a 12 de julho de 1997. Com apenas 11 anos de idade escreveu um artigo para a BBC, sob pseudónimo, relatando a sua vida sob o regime Talibã, que proibe as raparigas de frequentarem a escola. A 9 de outubro do ano seguinte, foi baleada no pescoço e na cabeça pelos fundamentalistas talibãs, numa tentativa de homicídio, à qual escapou após o seu estado estabilizar e ser transportada para o Reino Unido, onde fez uma reabilitação intensiva e hoje vive com a família. O regime Talibã reiterou a intenção de matar Malala e a família, mesmo depois de 50 clérigos islamistas terem emitido uma fatwa contra aqueles que haviam tentado matá-la.
Malala é um exemplo de coragem e determinação na defesa dos mais vulneráveis, sendo neste caso as raparigas Paquistanesas. Não deixou, no entanto, de manifestar a sua indignação relativamente a outros casos, nomeadamente ao das raparigas raptadas pelo grupo Boko Haram na Nigéria no corrente ano.
Desejamos que Malala seja um exemplo para todos e que no mundo se operem as mudanças justas para que a igualdade seja uma realidade e a violência contra os mais fracos seja banida da face da terra.
Mª Dulce Branquinho
Mª Dulce Branquinho